"Longe é um lugar perto que se chega com paciência."
(Fábio Ibrahim El Khoury)

Facebook

Joseph Murphy - Como a autossugestão afasta o medo

 
COMO A AUTOSSUGESTÃO AFASTA O MEDO

      Exemplos de autossugestão: Autossugestão significa sugerir algo definido e específico a si próprio. Herbert Parkyin, em seu excelente livro sobre autossugestão, registra o seguinte caso, que tem aspectos divertidos e, portanto, deve ser recordado: "Um nova-iorquino em visita a Chicago olha o seu relógio, que está uma hora adiantado em relação ao horário de Chicago, e diz a um amigo de Chicago que são 12 horas. O amigo de Chicago, sem pensar na diferença de horário entre Chicago e Nova York, diz que está com fome e precisa ir almoçar." 
     A autossugestão pode ser utilizada para expulsar vários temores e outros condicionamentos negativos. Uma jovem cantora foi convidada a dar uma audição. Ela esperava há muito por tal ocasião, mas nas três oportunidades anteriores que tivera falhara miseravelmente, devido ao seu medo de fracassar. Essa jovem possuía uma boa voz, mas vivia dizendo a si mesma: "Quando chegar a minha oportunidade de cantar, talvez não gostem de mim. Tentarei, mas estou cheia de medo e angústia".
     O seu subconsciente aceitava essas autossugestões negativas como um pedido e tratava de torná-las manifestas e presentes em sua experiência. A causa do seu fracasso era, portanto, uma autossugestão involuntária, isto é, pensamentos de medo silenciosos, emocionalizados e subjetivados.
      Ela superou tudo isso com a seguinte técnica : três vezes por dia trancava-se sozinha num quarto. Sentava-se confortavelmente em uma poltrona, relaxava o corpo e fechava os olhos. Serenava a mente e o corpo da melhor maneira que podia. A inércia física favorece a passividade mental e torna a mente mais receptiva à sugestão. Ela procurava neutralizar a sugestão do medo dizendo para si própria : "Canto muito bem. Sou uma mulher equilibrada, estou calma, serena e confiante." Ela repetia essa afirmação devagar, calmamente e impregnando-a com todo seu sentimento por umas cinco ou dez vezes, em cada ocasião. Efetuava três "sessões" diariamente e mais uma, pouco antes de dormir. No fim de uma semana estava inteiramente tranquila e confiante. Quando chegou o convite para a audição, cantou de maneira admirável.

do livro O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy

+ + + + + + + +

Autossugestão é a sugestão (influência de uma ideia persistente) que alguém exerce sobre si mesmo, provocando alterações de comportamento. É um conceito amplamente utilizado nas técnicas de pensamento positivo, de programação neurolinguística e de relaxamento, entre outras.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares